Laboratório: Oficina de Pneumática, Hidráulica, Rodas e Trem de Pouso

Os sistemas hidráulicos de uma aeronave são utilizados uma forma de transferência de força, sendo os responsáveis pela movimentação das diferentes superfícies de controle em voo. Naturalmente trata-se de um sistema vital, onde qualquer erro por parte de um técnico de manutenção pode atingir proporções catastróficas. A prática e o estudo, são as únicas formas de garantir a boa formação do técnico nesta área.

A EWM investiu na construção de uma oficina hidráulica de qualidade, para que seus alunos possam aprender as principais práticas de manutenção na área. Nossa principal ferramenta é uma bancada hidráulica didática, que pode ser vista nas fotos abaixo, onde os futuros técnicos aprendem o funcionamento dos principais componentes dos circuitos hidráulicos de uma aeronave. Com o uso de flangeadores, cortadores e dobradeiras de tubos, os alunos também aprendem como fazer reparos ou substituições em tubulações hidráulicas.

Dividindo espaço com nossa oficina hidráulica, ainda temos mais uma bancada didática, mas desta vez dedicada aos sistemas pneumáticos.

Complementando o espaço de nossa oficina, temos ainda exemplos de componentes de trens de pouso e freios, e um conjunto de pneu/roda de aeronave, que é desmontado pelos alunos durante as aulas, onde aprendem também a avaliar as condições dos pneus quanto a desgaste, e possíveis danos ou cortes.