O Mecânico de Manutenção de Aeronaves

Por trás de cada voo concluído com segurança pelos pilotos e comissários, há mais um profissional altamente treinado para sua função: O mecânico em manutenção de aeronaves. Durante um voo, a segurança está nas mãos dos pilotos e comissários, mas muito antes disso os “anjos da guarda” da manutenção já trabalharam nas aeronaves garantindo a segurança de todos a bordo. É somente com a plena confiança no trabalho deste profissional que um piloto recebe e aceita uma aeronave para iniciar o seu voo.

O mecânico em manutenção de aeronaves é um profissional presente em diversas áreas da aviação tanto civil quanto militar. Basicamente, suas principais atividades são:

  • Implantação de boletins técnicos de serviço
  • Trabalho de trouble shooting e pesquisas de panes
  • Efetuar inspeções e testes de segurança (manutenção preventiva)
  • Acompanhamento de voos e atendimento de aeronaves em bases remotas
  • Efetuar reparos em todos os sistemas de uma aeronave (manutenção corretiva)
  • Construção, modificação ou implantação de melhorias nos diversos sistemas de uma aeronave

A Profissão do Mecânico em Manutenção de Aeronaves

As novas aeronaves operadas pelas companhias aéreas, possuem uma complexidade cada vez maior devido ao aumento do emprego de materiais e tecnologias de era espacial, isso implica na necessidade de profissionais melhor preparados, e alinhados com o que há de mais moderno no mercado.

A evolução da carreira do mecânico em manutenção de aeronaves, além de atuar nas vagas de líderes, inspetores, supervisores e coordenadores em manutenção, permitirá que o profissional explore outras áreas da companhia como treinamento, engenharia, e as áreas de suporte técnico e Trouble shooting.

O profissional formado nesta área, pode atuar não somente na manutenção das grandes companhias aéreas, como também em empresas de taxi aéreo, helicópteros, aerodesporto, manutenção de componentes (motores, aviônicos, etc), podendo chegar a atuar também nos próprios fabricantes de aeronaves, nacionais (Embraer, Helibras) e internacionais (Boeing, Airbus, Bell, etc).

A Formação do Mecânico em Manutenção de Aeronaves

O profissional que optar por seguir a carreira na área de manutenção de aeronaves, deverá primeiramente obter as 3 licenças da agência Nacional de Aviação Civil, ANAC, que homologam os mecânicos a atuarem na área.

São 3 áreas de atuação: Grupo moto propulsor, Células de aeronaves e aviônicos. Para cada área de atuação a ANAC emite uma licença e uma carteira específica, habilitando o profissional a atuar em sua respectiva área:

Com esta especialidade o interessado estará habilitado a trabalhar com todos os tipos de motores de aviação geral (convencional ou a reação), todos os sistemas de hélices e rotores e com todos os sistemas dos grupos motopropulsores.

Célula

Esta é a especialidade que trabalha com todos os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático e sistemas hidráulicos. Também é nesta habilitação que o interessado poderá trabalhar na estrutura de aviões e helicópteros em geral, ou seja, a fuselagem da aeronave.

Esta habilitação permite que o interessado trabalhe em todos os componentes elétricos e eletrônicos de aeronave, inclusive instrumentos de navegação, rádio navegação e radiocomunicação, sistemas elétricos e de radar.

Para obter sua certificação, o profissional deverá primeiramente fazer um curso em uma escola homologada pela ANAC, e em seguida prestar um exame teórico sobre a área pretendida. Naturalmente, o profissional que desejar obter as 3 certificações, precisará efetuar 3 exames teóricos separadamente. Os cursos homologados são divididos em 4 módulos, sendo um módulo para cada especialização e o módulo básico que é o primeiro e obrigatório para qualquer curso, em razão da natureza dos assuntos tratados nele, que são introdutórios.

Para Saber Mais

Para saber mais sobre como ingressar na área de Manutenção de Aeronaves, a EWM disponibiliza um bate-papo com seus coordenadores e instrutores, que podem solucionar suas dúvidas e dividir um pouco como conquistaram sua larga experiência nos mais diversas áreas de atuação na aviação.

Você também poderá encontrar maiores informações sobre o início de sua carreira em nossos cursos homologados de Mecânica de Manutenção de Aeronaves.

Além disso, recomendamos que consulte a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC):