Despachante Operacional de Voo – DOV

Objetivos do curso - DOV

O curso de Despachante Operacional de Vôo, tem como objetivo primordial prover uma visão geral do avião e de sua operação em todas as circunstâncias, assim como dos requisitos de instalações e procedimentos de controle de Tráfego Aéreo, Navegação, Meteorologia e Comunicações.

Adquirindo os conhecimentos básicos e a perícia requerida para planejar voos comerciais de forma segura e eficaz, aplicando os corretos regulamentos aplicáveis as operações aéreas, apresentando condições para promover a coordenação com outros órgãos da empresa e com os órgãos de controle de segurança, com vista à realização de voo seguro.

Módulos

Módulo 1

376 horas

Módulo 2

328 horas

Prática de Despacho na Organização de Instrução

120 horas

O curso de DOV é voltado para o profissional e entusiasta da aviação que procura ingressar numa carreira de responsabilidade técnica de garantia da segurança operacional das aeronaves, ocupando cargos técnicos e de gestão em companhias aéreas, assim como atuar como controlador de voo garantindo a segurança do espaço aéreo.

Dentro da aviação não há espaço para pessoas que não tenha excelência na formação. Todos os postos nos quais devem ter um operador humano é necessário que todos os protocolos e procedimentos sejam rigorosamente cumpridos para afastar o risco de qualquer falha e, com isso, o resultado no fim trágico.

Esta verdade na aviação não é menos importante na formação do Despachante Operacional de Voo, que é o profissional responsável pelo planejamento do voo seguro, considerando todas as circunstâncias, assim como dos requisitos de instalações e procedimentos de controle de Tráfego Aéreo, Navegação, Meteorologia e Comunicações.

EWM Campos Salles

Escola de Aviação Civil

Rua Nossa Senhora da Lapa, 284
Lapa – São Paulo – SP
CEP 05072-000

+55-11-3230-2254
ewm@cs.edu.br

Seg – Sáb 9:00 – 22:00

Siga nossas redes

Student Resources

Pré-Requisitos
Aplicação
Certificação
Apoio ao Aluno

Pré-Requisitos

Para o Curso:

  • Ter completado 21 anos até o final do curso e certificado de conclusão do Ensino Médio.

Para a obtenção do Registro junto à ANAC:

  • Ter sido aprovado em curso homologado pela ANAC;
  • Ter sido aprovado em banca de exames da ANAC;
  • Ter realizado um estágio operacional em conformidade com o previsto no item 65.57(c) do RBHA 65– mínimo de 90 dias, supervisionado por DOV habilitado e efetuar 40 despachos reais.

Aplicação

O curso de Despachante Operacional de Voo, provê uma visão geral do avião e de sua operação em todas as circunstâncias, assim como dos requisitos de instalações e procedimentos de controle de Tráfego Aéreo, Navegação, Meteorologia e Comunicações, aplicando os corretos regulamentos aplicáveis as operações aéreas, apresentando condições para promover a coordenação com outros órgãos da empresa e com os órgãos de controle de segurança, com vista à realização de voo seguro.

O aluno é preparado realizar com sucesso a prova da banca da ANAC para conquistar a credencial de DOV – Despachante Operacional de Voo.

Certificação

Para ter direito ao certificado DOV – Despachante Operacional – Modulo 01 o aluno deve ter aproveitamento:

  1. Média 7,0 (sete) na avaliação de conhecimentos de cada disciplina;
  2. Conceito “Satisfatório” nas avaliações de habilidades propostas para cada disciplina; e
  3. Frequência de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) em cada disciplina do curso.

Apoio ao Aluno

Programa de Acompanhamento Psicopedagógico

Durante o processo de ensino e aprendizagem, observam-se problemas de ordem diversa apresentados pelos alunos, a exemplo da dificuldade de adequação ao ritmo da vida universitária, geradores de conflito de âmbito emocional, social, político e comprometedores do desempenho acadêmico.

O Programa de Acompanhamento Psicopedagógico do Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) objetiva mediar processos de orientação e acompanhamento aos alunos que não estejam apresentando rendimento acadêmico satisfatório relacionado à aprendizagem, ao convívio, às escolhas vocacionais, entre outras, favorecendo equilíbrio emocional e minimização das dificuldades apresentadas no processo de aprendizagem.

Porque estudar DOV na EWM?

Laboratório

Os instrutores da EWM possuem vasta experiência atuando nas principais companhias aéreas, aviação executiva, aeródromos, Força Aérea (militar), consultoria aeronáutica, além da infraestrutura completa como salas de aula, diversos componentes de aeronaves para familiarização, simulador do Boeing 737NG, simulador híbrido com aeronaves a jato, bimotoras a hélice e monomotoras,  sala de aula mockup do Airbus A320, com todo equipamento de bordo para desenvolvimento de aulas práticas e muito mais.

Dupla Certificação

Você tem a opção de obter sua Certificação DOV juntamente com um diploma de Ensino Superior.

Estruturado de forma modular, a primeira fase do programa garante seu certificado DOV através da EWM Escola de Aviação Civil. A segunda fase desenvolve competências específicas para a área de logística, por meio do Curso Superior de Tecnologia em Logística das Faculdades Integradas Campos Salles.

Material Didático

A EWM fornece todo material didático no formato eletrônico ou impresso, bem como os demais materiais necessários para as aulas teóricas e práticas.

Blended Learning

Nesta modalidade, você estuda a parte teórica ao vivo (EWM Live) ou em seu ritmo (EWM Online) e realiza a parte prática presencialmente.

Certificado EWM

Para ter direito ao certificado o aluno deve ter aproveitamento igual ou superior a 70% nas avaliações e frequência de 90%.

Programa de Formação Continuada

O Curso é parte do Programa de Formação Continuada com atividades de fixação de aprendizagem com 16 horas adicionais de estudo online.

Networking EWM

O aluno EWM constrói uma rede de contatos que permitirá um valioso intercâmbio de know-how para o seu desenvolvimento futuro, na formação de alianças e oportunidades de negócios.

Cursos In-Company

O curso pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada empresa e de seus colaboradores.

Pode ser ministrado na estrutura da empresa.

O curso DOV EWM é homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

DOV