A Carreira de Piloto

Desde a época da mitologia grega o homem vem sustentando o sonho de voar. Segundo nos conta a lenda de Ícaro, ele ganhou um par de asas de cera para que pudesse voar e assim fugir de seus inimigos, mas seu encanto foi tanto, que voou alto demais ao ponto do calor do sol derreter suas asas.

Não é de hoje que voar é um dos grandes sonhos do homem, mas foi somente nas últimas décadas, que finalmente este sonho pode ser realizado e transformado em uma profissão fascinante. O piloto é o profissional que exerce esta profissão, e que integra o sonho de voar ao seu cotidiano, de uma forma que nossos antepassados jamais poderiam imaginar.

Embora a recompensa seja grande, o esforço também o é. Um piloto precisa de muito estudo, muita experiência e muita disciplina para poder ocupar o tão almejado assento de uma aeronave comercial de grande porte. Esta longa jornada, se inicia com um curso de formação de qualidade, em uma escola reconhecida pelo mercado de trabalho, desta forma o novo profissional já abriu sua primeira porta para o sucesso em sua carreira. Reconhecida por sua excelência, a EWM já faz parte da primeira escolha dos futuros pilotos de sucesso.

Depois de concluir o curso teórico e obter as horas de voo, o piloto está apto a prestar o exames para a ANAC e obter seu certificado de habilitação técnica, ou simplesmente CHT. A CHT de piloto privado, não permite que o piloto atue como um profissional na área, sendo necessária a CHT de piloto comercial para este fim. Maiores informações sobre as diferentes etapas na formação de um piloto também podem ser conferidos no link acima.

Uma experiência antes de ingressar nas grandes companhias aéreas. A melhor forma de obter essas horas, é trabalhar já de forma remunerada como copiloto em aeronaves menores. A partir de uma determinada quantidade de horas de voo, o piloto já começa a receber propostas para voar aeronaves maiores, ainda dentro do campo da aviação particular, ou já ingressando nas empresas de taxi aéreo. Para muitos, há também a opção da fascinante área de instrução aérea, e com um pouco mais de estudos, se formam como instrutores práticos, onde repassam seus conhecimentos a uma nova geração de pilotos.

Com mais experiência, o piloto possui diversas opções: ele pode permanecer nas empresas de taxi aéreo, buscando um cargo de comandante; é possível voar como piloto particular, para grandes empresários ou mesmo empresas; ou ainda ele pode ingressar nas grandes companhias aéreas, onde é possível fazer carreira como copiloto nacional, depois copiloto internacional, comandante nacional, em seguida comandante internacional, e finalmente chegando a comandante “Master”.

Para os pilotos de helicóptero, basicamente a carreira segue a mesma sequência, com exceção dos voos internacionais, que são muito mais raros neste campo. A atuação dos pilotos de helicóptero engloba também as operações em plataformas de petróleo, tidas hoje como uma das atividades de mais técnicas do setor.

Durante toda sua carreira, o piloto irá necessitar de muito comprometimento e estudo, sendo esta sua principal ferramenta de trabalho. Ele deverá estar sempre atualizado, e realizando exames de proficiência e seções de simuladores de voo anualmente, conforme exigência da Agencia Nacional de Aviação Civil, a ANAC. Mesmo para os pilotos já formados, a EWM oferece uma ampla variedade de cursos de extensão, que possuem exatamente o objetivo de manter os pilotos atualizados e em dias com as novas práticas e regulamentações do mercado.