Laboratório: Oficina de Motores à Reação

Os motores a reação, ou que operam pelo princípio de funcionamento de motores a jato (uso de turbinas), estão presentes em praticamente todas as companhias aéreas e aviação executiva. Eles vão desde os econômicos motores Turboélice, passando pelos modelos Turbojato até os motores de alto empuxo com os Turbofans. Em empresas que trabalhem com helicópteros encontramos ainda os modelos Turboeixo.

O profissional em manutenção de aeronaves, deve estar familiarizado com alguns destes modelos, suas características e peculiaridades. Por esta razão a EWM conta com um laboratório/oficina equipado com motores a reação e componentes destes motores para explicações detalhadas. Nosso acervo possui um motor turboélice Rolls Royce Dart e um motor turboélice Pratt&Whitney PW121 que equipa as aeronaves ATR em operação.

Mas, apenas os motores não são suficientes para a formação de um bom técnico. Por isso, nossos professores, todos atuantes na área de motores, trabalham com o que há de mais atual em termos de ferramental e procedimentos de manutenção, acompanhando o trabalho de cada aluno individualmente em turmas práticas. Todo trabalho realizado pelos alunos está de acordo com os procedimentos de manutenção estabelecidos pelos fabricantes dos motores, o que proporciona uma experiência muito próxima do dia a dia no ramo de manutenção aeronáutica.

Complementando nosso acervo de motores e literatura técnica, possuímos ainda uma ferramentaria, onde os alunos são treinados no correto manuseio e organização de ferramentas que vão desde simples chaves combinadas, chegando aos precisos torquimetros, exigidos em todas as atividades executadas pelos alunos. A implantação da ferramentaria, também treina o aluno quanto a organização de seu espaço de trabalho, prática que tem relação direta com um dos alicerces do treinamento prático na EWM: A segurança de voo.