Ensino e Pesquisa caminham lado a lado na EWM

A solução WESTT CS/BV, adquirida pela EWM e fabricada pela Prince Induction, é um banco de ensaio versátil de um motor real, o que transforma o DGEN em uma plataforma de pesquisa avançada especialmente para estudos acústicos e aerodinâmicos. Além disto, oferece para os alunos uma experiência prática única, através do controle, teste e análise de um motor turbofan real em funcionamento.

O banco de ensaio virtual é um sistema “hardware in the loop” inovador, no qual os alunos são imersos numa simulação realista do motor turbofan DGEN. Pode ser usado como auxílio de ensino numa palestra ou como uma ferramenta interativa para cursos práticos em variados tópicos relacionados a turbinas a gás.

As estações de montagem são compostas de partes e ferramental originais de motor e de instruções didáticas de montagem em 3D. Seja para um treinamento básico de práticas de manutenção, ou para cursos de engenharia mecânica, trabalhar em equipe para montar um motor de aeronave é uma forma estimulante de aprender.

Também atua como um banco de ensaio didático dos sistemas originais de óleo e combustível do motor DGEN. Possibilita a prática em hidráulica e mecânica, aplicando a teoria de dinâmica de fluidos e troca de calor em um equipamento de tecnologia avançada.

Bancada Digital de Ensaio de Motor Turbofan

O WESTT CS / BV é uma bancada de ensaios polivalente de simulação do DGEN 380 e da sua ECU (Unidade de Controle do Motor, ou FADEC). Esta ferramenta inovadora e interativa é a plataforma ideal para o desenvolvimento de uma exploração das características de uma turbina aeronáutica.

Características:

• Simulacão em tempo real dos principais dados de desempenho do motor
  • Visualização dinâmica do motor em 3D
  • Explorações termo e aerodinâmicas
  • Sistema de controle DGEN com acesso ao código de regulação do motor

Campos de Aplicação

A estação WESTT CS/BV é uma ferramenta prática e moderna, ideal para o ensino em diversos campos.
A simplicidade da arquitetura do motor e sua alta e moderna tecnologia faz com que a estação seja apropriada para todos os níveis de ensino.

• O código de regulação reprogramável e o módulo de simulação de falhas permitem o estudo do sistema de controle do motor e do seu conceito moderno “todo-elétrico”.
  • O motor simulado permite explorações termodinâmicas e aerodinâmicas detalhadas.
  • As visualizações em 3D são ideais para a compreensão da arquitetura do turbofan e dos sistemas de óleo e combustível e para o treinamento de manutenção do motor.

Caixas eletrônicas

• O SIMMOT contém um modelo simulando o DGEN 380. Ele recria o comportamento experimental do motor e fornece dados realistas do motor em tempo real.
  • A ECU é a unidade de controle original do motor do DGEN 380 (FADEC).
  • O BDI possibilita fazer upload de um código do FADEC modificado.

Comando

• Os controles manuais são: a chave geral, o seletor de modo de funcionamento, o manete PLA e as condições de voo (velocidade, temperatura, etc)
  • É também possível utilizar comandos de software, ou programar ciclos automáticos, além da simulação de um amplo espectro de falhas.

São três telas de exibição para controlar a simulação, explorar os três módulos educacionais principais (Termodinâmica, Aerodinâmica & Sistema de Controle) e descobrir várias visualizações.

table1
table2
table3

Cursos teóricos e práticos são simplificados e eficientes graças a este sistema “todo-integrado”.

Na sala de aula : O professor pode conectar a estação à um video-projetor e utilizá-lo para demonstrar alguns principios teóricos, por exempo triângulos de velocidade na turbina HP.

Para aulas práticas : A estação pode acomodar até 3 estudantes e pode também ser controlada de forma remota pelo professor sem que os alunos vejam qual tipo de falha foi simulada, para que eles busquem a solução, por exemplo.

Referências

A simplicidade da arquitetura do motor e sua tecnologia inovadora fazem com que a estação seja apropriada para todos os níveis de educação, incluindo treinamento em manutenção aeronáutica, estudos de engenharia, projetos avançados de R&D, treinamentos contínuos em aviação e treinamento de pilotos.

Para saber mais, acesse Price Induction.